Pfizer aprova primeiro comprimido contra a Covid-19


Foi aprovada nesta, quarta-feira (22) de Dezembro, o uso do comprimido da Pfizer, o primeiro tratamento oral contra a covid-19 que os norte-americanos poderão tomar em casa e que pode vir a tornar-se uma ferramenta crucial contra a pandemia numa altura em que os casos aumentaram vertiginosamente com a variante Ómicron. 

De acordo a um comunicado ao qual a imprensa internacional teve acesso, os comprimidos cujo o nome escolhido é “Paxlovid”, serão usados para casos mais moderados do vírus em adultos e crianças menores de 12 anos e pelo menos com 40 quilos de peso e cuja saúde os coloquem em perigo de ser hospitalizados.

O medicamento só será vendido aos pacientes, que apresentarem uma receita medica, pois os mesmos devem ser tomados assim que testarem positivo para Covid, no máximo nos primeiros cincos dias após o aparecimento dos sintomas. Além disso, deve ser tomado duas vezes ao dia durante cerca de cinco dias.

O comunicado diz ainda que, o comprimido funciona ao bloquear a actividade de um enzima específico que o coronavírus precisa para se replicar no organismo infetado, mecanismo semelhante ao do comprimido desenvolvido por outra farmacêutica, como a MSD (Merck nos EUA e no Canadá).

O FDA deve aprovar esse outro medicamento em breve, embora os dados mostrem que o da Pfizer é mais eficaz e tem menos efeitos colaterais.

Importa referir que, a covid-19 já provocou mais de 5,36 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *