Perto de vinte mil crianças estão infectadas com Vih/Sida, no país, informou hoje, em Luanda, a directora nacional do Instituto de Luta contra o Sida (INLS), Ducelina Serrano.
Em declarações à imprensa, a margem da palestra sobre prevenção, tratamento e diagnóstico do VIH no âmbito dos 11 compromissos com a criança, disse que a prevalência do Vih no país continua estável com 2.3 porcento, considerando como positivo .
Fez saber que 95 porcento das infecções em crianças ocorre durante o corte da transmissão vertical .
Realçou que uma das missões do seu Instituto é procurar fazer com que as pessoas infectadas adiram ao tratamento do anti-rectrovirais e que saibam a importância do cumprimento rigoroso das orientações médicas para que possam ter uma resposta positiva .
Adiantou que do ponto de vista de apoio as comunidades, têm procurado trabalhar em estrita relação com as organizações da sociedade civil, mas concretamente com as pessoas vivendo com o VIH, criando grupos PAF (pacientes ajudantes) e GAM (grupos de ajudas mutuas ).
“De uma forma geral, em todas as províncias grupos de PAV e eles tem procurado fazer actualmente um trabalho mais incisivo e o grande desafio é reduzir a transmissão vertical do VIH, permitindo que as crianças nasçam livres desta infecção e possam ter um futuro melhor”, garantiu.
Por outro lado, disse que a circuncisão joga um papel importante , pois ela previne e contribui para a prevenção da transmissão vertical e também para a expansão do vírus dependendo de como esta cirurgia é feita .
“Se for utilizada de forma correcta, com a esterilização dos objectos, os ganhos são grandes , mas também não deixar de reconhecer que não elimina a possibilidade dele contrair o vírus”, frisou.
Salientou que circuncisão pode ter um impacto negativo na redução do Vih se ela for assumida como uma via de prevenção como tal, pois ela apenas minimiza a possibilidade de contrair o vírus, mas não elimina .
Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH) é o que causa a SIDA/AIDS (SIDA-Sindroma de Imunodeficiência Adquirida). Depois de contraír o vírus do VIH, a pessoa principia a perder gradualmente as defesas do sistema imunológico e a sentir problemas de saúde.
Por: Angop