Uma delegação de 44 peregrinos angolanos em missão religiosa e cultural, que se encontrava retida em Tel Aviv, Israel, na sequência do agravamento das tensões no Médio Oriente, regressa, hoje, 18 de Junho, ao país. O grupo deverá aterrar em Luanda por volta das 12 horas, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a bordo de um voo da companhia Ethiopia Airlines.
De acordo com um comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), os peregrinos serão recebidos por Domingos Vieira Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, que expressará, em nome do Executivo, o alívio e a satisfação pelo regresso seguro dos compatriotas.
O MIREX esclareceu que, desde a recente escalada do conflito envolvendo Israel e Irã, tem acompanhado de forma atenta e contínua a situação no terreno, em articulação com a Embaixada de Angola em Israel e as autoridades locais.
A nota sublinha o empenho das instituições angolanas em garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos nacionais naquele território, que é composta, actualmente, por 46 cidadãos, 16 dos quais do corpo diplomático e familiares, e os 30 restantes integram 20 adultos e dez crianças.