“Pau de selfie” foi usado para fazer foto pela primeira vez em 1926


Ele está por todos os lados. Nas ruas, shoppings e outros espaços públicos, o informalmente batizado de “pau de selfie”, ( acessório utilizado para a produção de auto-retratos com smartphones), se tornou febre entre os entusiastas dos registros digitais, principalmente os adolescentes. No entanto, uma fotografia de 1926 mostra que a ideia de utilizar uma vara para a produção de fotos pessoais não é necessariamente nova.

Pau de selfie

Encontrada em um antigo álbum de família por Alan Cleaver, de Whitehaven, no condado de Cúmbria, na Inglaterra, a fotografia de 88 anos mostra o britânico Arnold Hogg, avô de Alan, utilizando um bastão para fazer um auto-retrato com a sua mulher, Helen, logo após o seu casamento.

Em seu rodapé, a imagem ainda contém a observação “Tirada por mim mesmo, Out 1926”, numa evidência que mesmo as selfies já não são uma exclusividade da modernidade digital.

“Sempre foi uma das fotos favoritas da nossa família, e o fato de que agora há tanto interesse nela teria agradado ao meu avô” — afirmou Cleaver ao site Daily Mail, se referindo à imagem. É óbvio que ele estava a tentar algo novo. Infelizmente, acho que é a única foto que ele tirou assim e que ele se sentiu satisfeito o suficiente para incluí-la no álbum.

Ao site, Cleaver disse que seu avô nunca mencionou o uso do bastão para realizar auto-retratos, e que não faz ideia como ele fez isso exatamente, já que as câmeras daquele tempo funcionavam com o disparador sendo pressionado do lado da câmera, e não em cima.

Febre entre os usuários de smartphones, o “pau de selfie” moderno, cuja origem é asiática, foi escolhido pela revista Time como uma das grandes invenções de 2014.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *