Paracetamol torna-se uma das principais causas de falência do fígado


O paracetamol, um remédio amplamente conhecido e utilizado para aliviar dores de cabeça e reduzir febres, entra para a lista dos fármacos que tem provocado falência ao fígado, devido ao seu uso inadequado.

Foto: DR

Segundo a BBC, algumas estimativas apontam vendas de 49 mil toneladas desse medicamento ao ano nos Estados Unidos, o que corresponde a 298 comprimidos por americano a cada 12 meses. Já no Reino Unido, a média é de 70 unidades desse fármaco por pessoa durante o mesmo período.

O referido órgão de comunicação internacional, avança que segundo a ‘Federal Drug Administration (FDA)’, o órgão governamental dos EUA que fez o controle dos alimentos e medicamentos entre os anos de 1998 e 2003, as overdoses de paracetamol foram identificadas como a principal razão por trás da ocorrência de falência hepática aguda no mundo. Em 48% desses incidentes, a overdose foi acidental, uma vez que as vítimas ultrapassaram o limite diário recomendado.

Um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos projectou que a overdose de paracetamol resulta em cerca de 56 mil visitas a salas de emergência, 26 mil hospitalizações e 458 óbitos anualmente.

Outros estudos indicam que o paracetamol é responsável por até 45% dos casos de falência hepática nos Estados Unidos e por 60% dos episódios similares registados no Reino Unido.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *