Papa Francisco destaca as qualidades do Cardeal Alexandre do Nascimento


  O contributo do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, no desenvolvimento e crescimento da Igreja Católica em Angola foi reconhecido ontem pelo Papa Francisco, através de uma carta enviada pelo Santo que foi lida durante uma missa realizada na Igreja da Sé Catedral, em homenagem aos seus 90 anos de idade.

A missa de homenagem foi presenciada pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, a secretaria geral da OMA , Luzia Inglês, titulares de cargos ministeriais, secretários de Estado, deputados, entre outras individualidades.

A homenagem foi marcada pela leitura de uma carta enviada pelo Papa Francisco, em que este refere as qualidades de Dom Alexandre do Nascimento como sendo um homem do bem e que leva a palavra do senhor aos diferentes extractos da sociedade.

Na mensagem, lida pelo núncio apostólico em Angola, Dom Novatus Rugambua, o Papa Francisco adianta que a comemoração dos 90 anos de Dom Alexandre do Nascimento representa o longo Ministério que ele soube exercer com entusiasmo, fidelidade e prudência, para o benefício espiritual dos fiéis.

Na missiva, o papa Francisco pediu que os fiéis da igreja roguem pelo cardeal ao senhor, que é uma recompensa de pródiga dimensão, através da bênção apostólica concebida com fraterna bênção de alma, pedindo igualmente orações pelo exercício do mundo.

O presidente da Conferencia Episcopal de Angola e são Tomé Dom Gabriel Mbilingui também fez o seu reconhecimento.

De acordo com o presidente da CEAST, Dom Alexandre do Nascimento é um homem enviado por Deus e com o seu saber fez com que as igrejas cristãs estivessem mais unidas e que o amor ao próximo prevalecesse no seio dos cristãos.

“ O cardeal é um exemplo a seguir por muitos jovens que pretendem seguir o curso de teologia; ele é um homem abençoado e que Deus deve lhe conceder ainda muitos anos de vida”, disse.
Já o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Viera Dias disse ser importante que todo o ser humano pratique boas acções para ter uma vida cheia de paz e glórias.

Acrescentou que o homenageado é um homem de fé e que sempre lutou para que a igreja católica contribuísse para o alcance da paz e desenvolvimento do país.

Por sua vez, Dom Alexandre do Nascimento agradeceu a homenagem feita pela Igreja Católica pela comemoração dos seus 90 anos, tendo salientado que continuará a servir a Deus para o bem-estar dos angolanos.

“É uma alegria muito grande eu estar aqui a completar os meus 90 anos, mas isso tudo é graças a minha forma de servir a Deus e apoiar todas aquelas pessoas que sempre estiveram comigo”, referiu.

Nascido em 1925 na província de Malanje, Dom Alexandre do Nascimento estudou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana em Roma de 1948 a 1953, tendo-se licenciado em direito civil pela Universidade de Lisboa, em 1965 a 1970.

AR/ANGOP

Exit mobile version