OPEP prevê subida de preços do petróleo na segunda metade do ano


A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) previu hoje o aumento dos preços este ano e anunciou uma reunião informal dos seus membros no XV Fórum Internacional da Energia, agendado para entre 26 e 28 de setembro.

“Antecipa-se uma maior procura do petróleo no terceiro e quarto trimestres”, afirmou o ministro da Energia e da Indústria do Catar, atual líder da OPEP, Mohammad Bin Saleh Al Sada, em comunicado, acrescentando que “o mercado do ‘ouro negro’ está em vias de se reequilibrar”

s preços do crude têm registado uma melhoria sustentada desde fevereiro deste ano, alimentada por “uma quebra da produção, cortes nos fornecimentos e redução das reservas armazenadas, enquanto a procura global melhorou nesse período”, segundo o presidente da OPEP.

“Al Sada declarou que a recente descida dos preços do petróleo e a volatilidade do mercado são só temporárias”, ainda segundo a nota.

 A OPEP garantiu ainda que continua a monitorizar os desenvolvimentos e mantém contactos com todos os estados-membros sobre formas de ajudar a restabelecer a estabilidade e ordem no mercado petrolífero.

Lusa

Exit mobile version