O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família comandaram a cerimônia de iluminação da árvore nacional de Natal na noite de quinta-feira, em evento um anual perto da Casa Branca.
Na solenidade, que contou com apresentações dos cantores Patti LaBelle e Steve Miller, o presidente dançou e cantou com o Papai Noel, diante de uma plateia de centenas de pessoas.
Obama, acompanhado da mulher Michelle, das filhas Malia e Sasha, e da sogra, liderou a contagem regressiva para acender as luzes da árvore, para ele um “símbolo de esperança e espírito de férias.” O presidente pediu ainda aos americanos para lembrar os membros das Forças Armadas americanas que servem no exterior, assim como suas famílias.
“Neste Natal, enquanto ficamos juntos de nossos entes queridos, vamos lembrar as famílias de militares cujos entes queridos estão longe de casa. Eles são nossos heróis, e merecem nossa gratidão e nosso total apoio” — disse Obama.
O evento contou também com as presenças do ator Tom Hanks e de sua mulher, a atriz e cantora Rita Wilson. A cerimônia deste ano marcou a 92ª edição do evento tradicional, iniciado pelo presidente Calvin Coolidge em 1923.