Número de pessoas infetadas com ébola subiu para 11 na Nigéria


O número de casos confirmados de pessoas infetadas pelo vírus Ébola na Nigéria subiu para 11, segundo um novo balanço anunciado pelo ministro da Saúde nigeriano, Onyebuchi Chukwu.

Deste total, três pessoas já morreram e outras oito estão a ser tratadas numa unidade especial de isolamento em Lagos, a cidade mais populosa de África, com mais de 20 milhões de habitantes.

O balanço do Governo nigeriano diverge ligeiramente do publicado na quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que registou 12 casos confirmados, dos quais resultaram três mortos.

A Nigéria não documentou casos fora de Lagos, mas as autoridades indicaram que uma enfermeira infetada realizou um deslocamento ao leste do país, para a localidade de Enugu.

Esta enfermeira fazia parte da equipa médica que cuidou de Patrick Sawyer, o funcionário liberiano que estava infetado com o vírus Ébola e morreu em Lagos, a 25 de julho.

As autoridades indicaram na quarta-feira que 21 habitantes de Enugu que tiveram contacto com a profissional de saúde foram colocados sob observação.

O ministro da Saúde precisou que somente seis pessoas permanecem sob vigilância e as outras 15 foram declaradas fora de perigo.

O número de pessoas sob vigilância em Lagos também diminuiu, passando de 117 para 169, na noite de quarta para quinta-feira, acrescentou Chukwu.

O último balanço da OMS, de quarta-feira, sobre a epidemia de Ébola na África ocidental (Serra Leoa, Guiné-Conacri, Libéria e Nigéria) refere 1.975 casos confirmados, prováveis ou suspeitos, com 1.069 mortes.

Em Angola ainda não há qualquer registro da doença. (Veja aqui).

Saiba o que acontece quando uma pessoa é infectada com o ébola.

Exit mobile version