O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela pode receber alta «em breve», de acordo com o neto Ndaba Mandela, citado pelo jornal «The Star». Mandela está internado há 14 dias, por causa de uma infeção pulmonar.
Ndaba Mandela falou sobre a saúde de seu avô durante a inauguração de um torneio de futebol que faz parte dos atos do Dia de Mandela, que será realizado no dia 18 de julho, dia do aniversário do ex-presidente.
“Para nós, para a família, enquanto ele possa escutar e entender o que dizemos e falar connosco, continuaremos a desfrutar dele”, disse Ndaba,em referência aos comentários surgidos na imprensa de que seria o momento de “deixar Mandela partir”.
“Só Deus pode decidir”, afirmou o neto do prêmio nobel da Paz em 1993.
É a primeira vez desde a internação em estado “grave mas estável” de Mandela, em 8 de junho, que se fala sobre sua possível saída do hospital.
O anúncio de Ndaba Mandela ocorre após dois dias de silêncio sobre o estado de saúde do herói sul-africano.
Na última informação que tinha sido veiculada sobre a saúde de Mandela, Zenani Mandela, filha do ex-presidente, disse que o pai se recuperava «muito bem».
Segundo a emissora de rádio Power FM o também ex-presidente sul africano sucessor de ‘Madiba’ pediu para termos confiança. “Devemos ter confiança: ainda está connosco e vai ficar connosco.”
“Não acredito que ninguém deva ter esta falsa ideia de que Nelson Mandela vai morrer amanhã. Não vai morrer”, afirmou o ex-presidente Thabo Mbeki num programa da emissora de rádio Power FM.