Namíbia quer manter fronteira com Angola aberta 24 horas por dia


A Namíbia manifestou interesse em manter aberta 24 horas por dia a fronteira com Angola, de forma a garantir um melhor serviço para ambas as populações fronteiriças, disse hoje a embaixadora namibiana em Luanda.

Segundo a Lusa, Claudia Uusshona falava aos jornalistas à margem da 20.ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança de Angola-Namíbia, que decorre desde segunda-feira e que hoje termina no Lubango, capital da província angolana da Huíla.

Segundo a diplomata namibiana, os cerca de 460 quilómetros de fronteira (sul de Angola) são partilhados de forma “artificial”, por ter sido definida pelas antigas potências coloniais, situação que deve ser discutida pela comissão de segurança e defesa para que haja mais liberdade na circulação, decisão que deve ser aprovada ainda hoje ou em breve.

Uusshona considerou a fronteira dos dois países, em que desde 2007 existe a livre circulação parcial, como “a mais tranquila do continente africano”, caracterizado muitas vezes por conflitos transfronteiriços, o que não existe no espaço partilhado por Angola e Namíbia.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *