Namibe vai ganhar seis novas barragens


36 partilhas

A província do Namibe,  vai ter seis novas barragens, num investimento estimado de 800 milhões de dólares, de acordo com um projecto apresentado pelo Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INRH).

De acordo com o Jornal de Angola, o projecto, apresentado na segunda-feira, na cidade de Moçâmedes, capital da província, prevê a construção de seis barragens nos principais rios do Namibe, com o objectivo de atenuar os efeitos da seca naquela região angolana.

Num investimento estimado de 800 milhões de dólares (cerca de 735 milhões de euros), as barragens serão construídas nos rios Caraculo, Bero, Giraúl, Inamangando, Bentiaba e Carujamba.

“O objectivo principal da construção das barragens nos rios do Namibe é, também, o tratamento das águas residuais, reabilitação das instalações existentes, desenvolvimento agrícola e industrial da região, que é rica em produção de tomate, além de impedir que no período das grandes enxurradas as águas vão parar ao mar”, disse o director do INRH, Manuel Quintino.

Para Jorge Hilário, membro do conselho de auscultação às comunidades, citado pelo mesmo jornal, devido ao alto valor do projecto faria mais sentido reparar todas as barragens, represas e furos de água já existentes.

No mesmo sentido, o administrador municipal de Moçâmedes, João Ernesto dos Santos, considerou “necessário, também, que se reabilite e faça a manutenção das barragens antigas, para que o projecto seja, de facto, estruturante no combate à seca e para o desenvolvimento local”.

O projecto para a construção das seis barragens resulta de um estudo feito entre 2013 e 2018, tendo entrado agora na fase de mobilização de recursos financeiros, para posteriormente serem lançados os concursos para a construção.

 

JA-Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

36 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *