O músico Matias Damásio foi declarado na madrugada deste sábado, 5,no Centro de Conferência de Belas, em Luanda, vencedor do “Top dos Mais Queridos 2013”, organizado pela Rádio Nacional de Angola. O artista venceu pela segunda vez o concurso, desta vez com o tema “Kwanza Burro“.
Apesar da conquista do prémio, o músico mostrou-se surpreso pela escolha dos ouvintes da Rádio Nacional de Angola que o elegeram, dada a qualidade dos oponentes.
O autor de “Mboa Ana”, “Evita Problemas”, “Angola” e “Mboa Gi” bateu na concorrência músicos e grupos que tiveram, este ano, grande aceitação nas rádios, festas e discotecas do país.
Disputou o prémio com Kueno Aionda (Prémio Revelação), agrupamento Kiezos, Yola Araújo, Puto Português, Nelo de Carvalho, Eddy Tussa, Anselmo Ralph e a cantora Ary, além do grupo de kuduro Lambas, um dos mais populares entre a juventude, sobretudo na periferia.
“Muita emoção! Sinceramente não esperava, pois passaram por aqui grandes artistas da música angolana. Porém estou feliz por descobrir que as pessoas gostam de mim e votaram (75 mil e 252 votos) nas minhas músicas”, salientou o cantor à imprensa, depois de anunciado vencedor.
Premiado pelo tema “Kwanza Burro”, do álbum “Por Angola”, publicado este ano, explicou que com esta música pretende recordar valores morais que hoje muitas pessoas arruínam.
“A música foi um alerta à saudade dos valores morais daquele tempo, que hoje muitas pessoas estão a perder. Muitas coisas devem ser resgatadas; a juventude deve fazer isso com força”, declarou o músico.
Em segundo lugar ficou o músico Anselmo Ralph e em terceiro o grupo Os Kiezos.
Matias Damásio veio de Benguela à procura de melhores condições de vida. Chegou a Luanda e venceu. Esta foi a sina de um menino que procurou seguir o seu sonho e hoje é uma das figuras mais prestigiadas da cena musical angolana.
Acredita que a música angolana pode ir muito longe e tudo fará para ser ouvida em todos os cantos do mundo.
A primeira vez que participou num concurso de televisão foi no Concurso “Estrelas ao Palco”. Nesse evento ficou entre os 12 finalistas. Isto foi o suficiente para que continuasse a investir na sua carreira como músico. Posteriormente participou juntamente com a Banda Maravilha e João Alexandre no concurso “Domingão Coca-Cola”, em que ficaram no honrado segundo lugar.
Em 2003, venceu o concurso “Gala à Sexta-feira”, da Televisão Pública de Angola, com a interpretação da música “Mãe Querida”. Seguiu-se a vitória no Festival da Canção de Luanda e no Variante. Damásio é um artista popular, que canta músicas ligadas ao povo.
Não canta coisas idealistas, canta o amor, músicas que chegam logo ao coração das pessoas. É sensível, chora facilmente e sente as coisas com muita firmeza, principalmente quando lhe atraem ou magoam. Em suma, é um interveniente social.
Em 2005, grava o seu primeiro álbum “Vitória”, com o patrocínio da empresa Chevron Texaco.
O ano de 2007 é um ano da vitória, pois vence no palco do Cine Atlântico, em Luanda, o 17º Top dos Mais Queridos, com a música “Porque”.
Finalmente, em 2008, grava e lança o seu segundo CD de originais “Amor e Festa na Lixeira”. Este álbum tem vindo a ter muito sucesso, deste a data do seu lançamento.
Em 2009, ano de ouro para Matias Damásio, ficou marcado pela conquista do disco de ouro, por 20.000 cópias vendidas com o seu CD “Amor e Festa na Lixeira”.
Em Setembro, grava o seu primeiro DVD ao vivo em Luanda, tendo vendido dez mil cópias.
Em 2010 é convidado pelo governador de Salvador a participar no Carnaval da Baía, que manifestou muita admiração depois de ter ouvido os temas “Porquê” e a “A Outra”, interpretadas pela Banda Desejo. Damásio desfila num trio eléctrico, cerca de 8 horas, cantando e dançando, percorrendo a toda a marginal da Baía. O Músico foi merecedor de uma homenagem, em Salvador-Brasil, pela sua participação na edição 2010 do Carnaval da Baía.
Recebe como prémio, uma estatueta de vidro e cristal feita por um escultor italiano e um diploma de mérito.
Por:Angop e AR