Nasce o primeiro bebé com três pais


O primeiro bebé no mundo gerado com uma nova técnica de fertilização in vitro com “três pais” nasceu no México, anunciou a revista “New Scientist”.

bebe-com-tre%cc%82s-pais

Um menino de 5 meses é o primeiro bebê nascido a partir de uma técnica de fertilização que usa material genético de três pessoas. A notícia foi detalhada em uma reportagem da revista científica “New Scientist”. A criança recém-nascida, identificada apenas como I.H. por questão de privacidade, tem a maior parte de seu DNA herdada de seu pai e sua mãe, mas uma pequena parcela de seu código genético vem de uma doadora.

A conceção de bebés a partir do ADN de três pessoas só é legal no Reino Unido, que foi o primeiro país do mundo a adotar este controverso procedimento.

Abrahim nasceu no México porque, segundo o médico John Zhang, que liderou a equipa que realizou o procedimento, o país não tem legislação sobre a matéria.

A técnica, denominada doação mitocondrial, é usada para prevenir doenças provocadas por defeitos genéticos transmitidos pela mãe. As mitocôndrias são estruturas especializadas presentes nas células que transformam a glucose em molécula energética. Defeituosas, podem provocar um défice energético para o organismo e são responsáveis por doenças degenerativas graves, como a diabetes ou miopatia.

No Reino Unido, quem quiser praticar este ato tem de pedir autorização ao “Human Fertilisation and Embryology Authority” (Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana, HFEA), o organismo britânico responsável em matéria de bioética.

A nova técnica, definida como um avanço significativo pelos seus apoiantes, não obtém unanimidade na comunidade científica.

A criança foi acompanhada por uma equipa do New Hope Fertility Center, de Nova Iorque, ainda de acordo com a revista “New Scientist”.

Globo/JN


Gostou? Partilhe com os teus amigos!