Morre aos 91 anos, Givenchy o “último grande nome dos anos de ouro da alta-costura”


Hubert de Givenchy, designer fundador da marca Givenchy, morreu aos 91 anos, anunciou nesta segunda-feira a publicação. Considerado o um dos maiores criadores de moda, morreu na sua casa em Paris, de causas naturais.

Famoso pelo “pretinho básico”, o estilista Hubert James Marcel Taffin de Givenchy morreu no sábado, aos 91 anos. O francês se tornou um dos grandes nomes da moda mundial ao dar forma à elegância feminina nos anos 1950 e 1960. O jornal francês “Le Figaro” destacou que Givenchy era um dos “últimos grandes nomes dos anos de ouro da alta-costura”.

O estilista ficou famoso por ter ajudado a criar o mito do “pequeno vestido preto”, vestiu Jackie Kennedy e, entre outras, Audrey Hepburn, no icónico Breakfast at Tiffany’s e também em Funny Face e designer da marca Givenchy. A confirmação da morte foi feita pelo parceiro Philippe Venet, num comunicado à AFP.

“É com grande tristeza que Philippe Venet informa a morte de Hubert Taffin de Givenchy, seu companheiro e seu amigo. Givenchy morreu em seu sono no sábado. Os sobrinhos e sobrinhas compartilham do sofrimento”, diz o comunicado da família.

Hubert de Givenchy nasceu em França, a 21 de Fevereiro de 1927, foi um aristocrata e estilista francês. Muito cedo ele demonstrou interesse pela moda. Aos dez anos, ao visitar uma exposição de figurinos dos mais famosos estilistas franceses, identificou-se imediatamente com o universo luxuoso da alta-costura. Aos 17 anos Givenchy foi para Paris, levando uma pasta cheia de desenhos. Trabalhou nas casas de Jacques Fath, Robert Piguet, Lucien Lelong e Elsa Schiaparelli. Abriu sua própria maisonem 1952, e o reconhecimento foi quase imediato.

Ao contrário do que sua família desejava, Givenchy não se tornou advogado, tendo cursado a Escola de Belas Artes, em Paris. Chegou a trabalhar com nomes importantes da costura parisiense, como Jacques Fath, Robert Piguet e Lucien Lelong, Christian Dior e Elsa Schiaparelli, antes de abrir sua própria maison, em 1952. Nesse mesmo ano, apresentou sua primeira colecção de alta-costura, que ficou marcada pela blusa de babados nas mangas, batizada de Bettina, nome da sua principal modelo e também relações públicas da marca.

Em 1957, lançou seu primeiro perfume, o feminino Le De e criou o perfume L’Interdit, em homenagem a Audrey Hepburn. Posteriormente, criou vários perfumes, e entre eles destacam-se So Givenchy, Organza First Light, Amarige, Organza Eau de Parfum.

Durante a carreira, Givenchy foi responsável pelo estilo de Audrey Hepburn (ele criou o icônico vestido preto que a atriz usa no filme “Bonequinha de luxo”) e da ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jackie Kennedy. Os traços do francês influenciaram ainda as vestimentas da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, e de expoentes da alta sociedade americana e chinesa.

Givenchy despediu-se das passarelas em 1995, com um desfile para o qual foram convidados apenas amigos pessoais, estilistas e principais clientes. A marca Givenchy actualmente é comandada pelo estilista italiano Riccardo Tisci.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!