Lenda do rock, Chuck Berry morre aos 90 anos


O músico Chuck Berry, um dos pioneiros do rock, morreu neste sábado (18) aos 90 anos no Missouri, nos Estados Unidos, informa a polícia local do condado de St. Charles. O guitarrista lendário foi encontrado em sua casa já sem sinais vitais. A causa da morte ainda não foi revelada.

A polícia de Charles County revelou, este sábado, que foi alertada para uma emergência médica em Buckner Road, quando passavam poucos minutos das 12h30.

uanto os médicos e polícia chegaram ao local encontraram um idoso inconsciente e em paragem cardiorrespiratória.

Apesar de terem sido levadas a cabo manobras de reanimação, o óbito foi declarado no local às 13h26. Chuck Berry, uma lenda do rock’n roll, havia morrido aos 90 anos.

Charles Edward Anderson Berry nasceu a 18 de outubro de 1926 na cidade de Saint Louis, no Misouri, e começou a tocar guitarra no liceu.

Na adolescência foi preso por tentativa de roubo e passou três anos num centro educativo, depois disso trabalhou durante algum tempo numa fábrica.

A carreira musical começou aos 15 anos, quando tocou uma versão de ‘Confessin’ the Blues’, de Jay McShann, numa festa da escola que frequentava.

Na década de 1950, Chuck Berry começou a dedicar-se à música a tempo inteiro. Nessa altura, formou um trio com o baterista Ebby Harding e o teclista Johnnie Johnson.

Em 1957, editou o seu primeiro álbum de originais, ‘After School Session’.

O último, ‘Rock it’, data de 1979. Apesar disso, a música de Chuck Berry manteve-se viva noutras décadas, tendo feito parte da banda sonora de filmes como ‘Regresso ao Futuro’ e ‘Pulp Fiction’.

Em 1977, a agência espacial norte-americana NASA enviou para o espaço dois discos com música representativa do que era criado na Terra. Entre as escolhas estava ‘Johnny B.Goode’, de Chuck Berry, a única canção de rock and roll na lista.

O músico foi também responsável, entre outros sucessos, por ‘Sweet Little Sixteen’ e ‘Roll Over Beethoven’.

Em palco criou uma maneira de andar que músicos como Angus Young, dos AC/DC, imitaram.

Sobre ele, Stevie Wonder disse ser o “único verdadeiro rei do rock and roll”. Já John Lennon defendia que se “se tivesse de dar um outro nome ao ‘rock and roll’ poder-se-ia chamar-lhe Chuck Berry”.

 Num livro editado no passado, ‘But What If We’re Wrong?’, sobre o que vai permanecer da cultura ‘pop’ para o futuro, o crítico Chuck Klosterman nomeou Chuck Berry como a derradeira figura do rock: “A figura de Chuck Berry é a mais pura destilação daquilo que entendemos como música rock. As canções que fez são essenciais, mas secundárias em relação a quem ele foi e por que as fez. Ele é a ideia em si”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!