“MultiChoice Africa Accelerator Programme” estimula desenvolvimento de PMEs


O “MultiChoice Africa Accelerator Programme”, é uma iniciativa do MultiChoice Innovation Fund (Fundo de Inovação da MultiChoice), em colaboração com a incubadora de empresas Companies Creating Change) do Dubai, que oferece aos empreendedores acesso às ferramentas, competências técnicas e apoio financeiro para as empresas desenvolverem e expandirem os seus negócios.

Foto: Multichoice

Este programa é destinado a start-ups e pequenas empresas estabelecidas em sectores tecnológicos específicos – healthtech, agritech, fintech, edutech, economia circular e indústrias criativas.

O mesmo é ainda constituído por várias etapas, sendo que na primeira, o MultiChoice Africa Accelerator Programme teve a colaboração de parceiros do sector público e privado, a nomear PMEs ou empreendedores para o programa. Desta nomeação foram seleccionadas 29 empresas que tiveram a oportunidade de fazer um curso intensivo em Técnicas de Empreendedorismo, durante o mês de Dezembro de 2022, em Joanesburgo.

Como segunda etapa do programa, um painel de especialistas selecionou 11 PMEs, as mais promissoras, que mais uma vez participaram numa formação, desta vez em Lusaka. A próxima etapa será a apresentação dos projectos a potenciais investidores internacionais no Dubai.

Fhulufhelo Badugela, CEO da MultiChoice Africa, conta que: “Não há como negar o impacto que as PMEs africanas têm na criação de empregos e no crescimento económico e o que perspetivamos, através do MultiChoice Africa Accelerator Programme, é transformar e expandir essas pequenas empresas em negócios promissores. A qualidade das empresas candidatas deste ano é bastante elevada, o que confirma a nossa ideia de que há um enorme potencial tecnológico por explorar. Por esse motivo, estamos a focar-nos especificamente nas indústrias de tecnologia o que permitirá mostrar a inovação crescente desse sector, e, dá-nos a possibilidade de apostar cada vez mais nesta área, ao mesmo tempo que damos oportunidades a estas empresas para criarem e desenvolverem soluções tecnológicas para os diversos problemas sociais que África vive”, acrescenta.

As 11 start-ups seleccionadas para apresentar os seus planos de negócio deste ano são:

1. Tupuca de Angola

2. Taskmoby da Etiópia

3. StarNews Mobile da Costa do Marfim

4. Tendo do Gana

5. Zuri Health do Quénia

6. Dojah Inc e Crop2Cash da Nigéria

7. MaTontine do Senegal

8. Botlhale AI e Gradesmatch da África do Sul

9. Mighty Finance Solution da Zâmbia

 

 

 

Exit mobile version