Morte de três estudantes por afogamento leva Ministérios a suspender direcção da ‘CEFOPESCA’


Os Ministérios das Pescas e da Educação, abriram um inquérito, após incidente que resultou na morte de três jovens  estudantes do Instituto Politecnico de Pescas no início do mês de Maio e suspenderam toda direcão do CEFOPESCA.

Foto: DR

Além da direcão, as aulas na zona dos Ramiros, também  foram suspensas,  enquanto decorrem as investigações para se apurar os culpados do incidente que resultou na morte por afogamento de três estudantes, quando faziam aulas práticas de sobrevivência no mar, ocorrido no passado dia 5 de Maio.

A directora provincial da Educação de Luanda, Filomena José, assegurou ao Novo Jornal que os culpados serão devidamente responsabilizados após o término do inquérito que continua a decorrer.

“O processo está no SIC, as pessoas serão responsabilizadas. Sobre o resto, os dois ministérios vão tomar a decisão”, referiu.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) assegura que houve negligência por parte da direcção do Instituto Politécnico das Pescas “CEFOPESCA”.

“Houve negligência, não dos professores, mas sim da própria instituição, que, para este tipo de aulas práticas de natação no mar, segundo as normas, devem ser acompanhadas por nadadores-salvadores do SPCB”, disse à imprensa o porta-voz dos bombeiros, Faustino Minguéns.

Segundo este oficial, as instituições sempre que estiverem diante destes cenários devem contactar os bombeiros para garantir a segurança de todos antes e durante a actividade.

“Infelizmente não tivemos acesso a qualquer solicitação da instituição para podermos ter aí os nossos homens prontos para este tipo de eventualidades”, lamentou o porta-voz dos bombeiros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *