Morreu o general Kamorteiro vítima de doença


Morreu o general Abreu Muengo Ukwachitembo conhecido por “Kamorteiro” na madrugada deste domingo, 27 de Novembro, no Hospital Militar Principal, em Luanda, para onde foi levado de urgência, depois de se ter queixado de um mal estar em casa, de acordo avançou uma fonte familiar ao JA.

Foto: Portal de Angola

O general “Kamorteiro” foi Chefe do Estado Maior General Adjunto para Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas e um dos signatários do Memorando de Paz de 4 de Abril de 2002.

Kamorteiro, é um nome de guerra atribuído a si por ser um dos melhores especialistas de artilharia terrestre na extinta FALA, braço militar da UNITA.

Nasceu em 1959, na província do Bié, e desempenhou o cargo de responsável máximo do alto comando das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), enquanto militar da UNITA; foi chefe de Estado Maior destas forças até à assinatura dos acordos de paz.  Após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, em Luanda, já enquadrado nas Forças Armadas Angolanas, com cargo de chefia, dedicou-se a terminar os seus estudos, tendo efectuado uma licenciatura em História, e posteriormente fez  o mestrado em História de Angola no ISCED.

Abreu Muengo, até então Vice-chefe do Estado Maior General para Logística e Infraestruturas das Forças Armadas Angolanas, foi um dos co-signatários dos acordos de paz para Angola, rubricados a 4 de Abril de 2002 entre o Governo e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Exit mobile version