Morreu Desmond Tutu referência mundial na luta pelos direitos humanos


Morreu, este domingo, 26 de Dezembro, Desmond Tutu, o arcebispo sul-africano que ficou conhecido na história pelo seu papel na luta contra o apartheid e por ser uma referência mundial na luta pelos direitos humanos. Desmond foi também vencedor do Prémio Nobel da Paz, em 1984.

Desmond Mpilo Tutu nasceu em Klerksdorp, a 7 de outubro de 1931, e foi arcebispo da Igreja Anglicana. Para além da luta humanitária ao lado de Nelson Mandela, ficou conhecido por ser o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, cargo que ocupou até 1996.

A morte de Tutu foi confirmada, através do Twitter, por Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.

Ao anunciar a sua morte, Ramaphosa destacou a importância da figura do Arcebispo Tutu, um patriota com princípios pragmáticos.

“Desmond Tutu era um patriota sem igual, um líder de princípios e pragmatismo que deu sentido à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta. Oramos para que a alma do Arcebispo Tutu descanse em paz, mas que o seu espírito permaneça como sentinela sobre o futuro da nossa nação”, disse o governante no Twitter.

O arcebispo emérito Desmond Tutu, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1984 terá sido, laureado com a distinção do Nobel, pela sua campanha contra a oposição não-violenta à opressão da maioria negra na África do Sul, tendo sido uma figura essencial na luta contra o ‘apartheid’ naquele país.

 

Exit mobile version