Morreu, este domingo, 26 de Dezembro, Desmond Tutu, o arcebispo sul-africano que ficou conhecido na história pelo seu papel na luta contra o apartheid e por ser uma referência mundial na luta pelos direitos humanos. Desmond foi também vencedor do Prémio Nobel da Paz, em 1984.
Desmond Mpilo Tutu nasceu em Klerksdorp, a 7 de outubro de 1931, e foi arcebispo da Igreja Anglicana. Para além da luta humanitária ao lado de Nelson Mandela, ficou conhecido por ser o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo anglicano da Cidade do Cabo, cargo que ocupou até 1996.
A morte de Tutu foi confirmada, através do Twitter, por Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.
Ao anunciar a sua morte, Ramaphosa destacou a importância da figura do Arcebispo Tutu, um patriota com princípios pragmáticos.
“Desmond Tutu era um patriota sem igual, um líder de princípios e pragmatismo que deu sentido à compreensão bíblica de que a fé sem obras está morta. Oramos para que a alma do Arcebispo Tutu descanse em paz, mas que o seu espírito permaneça como sentinela sobre o futuro da nossa nação”, disse o governante no Twitter.
O arcebispo emérito Desmond Tutu, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1984 terá sido, laureado com a distinção do Nobel, pela sua campanha contra a oposição não-violenta à opressão da maioria negra na África do Sul, tendo sido uma figura essencial na luta contra o ‘apartheid’ naquele país.
The passing of Archbishop Emeritus Desmond Tutu is another chapter of bereavement in our nation’s farewell to a generation of outstanding South Africans who have bequeathed us a liberated South Africa. pic.twitter.com/vjzFb3QrNZ
— Cyril Ramaphosa 🇿🇦 (@CyrilRamaphosa) December 26, 2021
Desmond Tutu was a patriot without equal; a leader of principle and pragmatism who gave meaning to the biblical insight that faith without works is dead. We pray that Archbishop Tutu’s soul will rest in peace but that his spirit will stand sentry over the future of our nation. pic.twitter.com/ULGzhOOn9E
— Cyril Ramaphosa 🇿🇦 (@CyrilRamaphosa) December 26, 2021
0 Comentário