Morreu aos 90 anos Fidel Castro


O histórico líder cubano, Fidel Alejandro Castro Ruz ou simplesmnete Fidel Castro, morreu, esta sexta-feira (25), aos 90 anos.

fidel-castro

A notícia de que Fidel Castro já não faz parte do mundo dos vivos foi anunciada pelo seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal. “O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22:29”, afirmou Raúl Castro, que sucedeu a Fidel no poder em 2006.

O corpo do pai da revolução cubana vai ser cremado, de acordo com a sua “expressa vontade”, disse emocionado Raúl, num breve discurso ao país que concluiu com a expressão “Até à vitória, sempre”.

O Presidente cubano falou ainda que, nas próximas horas, vão ser anunciados os detalhes relativos às exéquias de Fidel Castro.

Fidel Castro apareceu pela última vez em público no passado dia 15, quando recebeu na sua residência o Presidente do Vietname, Tran Dai Quang.

Parece que Fidel Castro sentia que a morte estava perto. No dia 19 de abril, num congresso do Partido Comunista de Cuba em Havana, falou pela primeira vez da sua morte. “Vou fazer 90 anos (…) Pronto, serei como todos. A todos chega a sua hora”, disse, reconhecendo que seria um dos seus últimos discursos.

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu a 13 de agosto de 1926, em Cuba. O pai, Angel Castro, era um emigrante galego bem sucedido com largos hectares de plantações de cana-de-açúcar e a mãe, Lina Ruz González, trabalhava na propriedade.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!