Morreu o presidente dos Emirados Árabes Unidos Sheikh Khalifa


O presidente dos Emirados Árabes Unidos, sheikh Khalifa bin Zayed de 73 anos, morreu nesta sexta-feira, 13 de Maio, segundo informou a agência de notícias estatal WAM.

Segundo um comunicado, a causa da morte de bin Zayed não foi mencionada. Na frente do poder do emirado mais rico do país, o de Abu Dhabi, desde 2004, quando sucedeu seu pai e fundador da nação, sheik Zayed bin Sultan Al Nahayan. Em 2014, o sheikh Khalifa sofreu um derrame cerebral, dando espaço ao irmão e príncipe herdeiro sheik Mohammed bin Zayed nas aparições públicas e administrações do país.

De acordo com referida agência, o governo decretou “luto oficial por um período de 40 dias com a suspensão das atividades em todos os ministérios, departamentos e entidades federais, locais e privadas por três dias.

Nascido em 1948, bin Zayed tomou o poder do emirado mais rico do país, o de Abu Dhabi, em 2004. Pela Constituição local, o vice-presidente e primeiro-ministro Mohammed bin Rashid al-Maktoum, importante aliado dos Estados Unidos, assume o poder interinamente enquanto o conselho federal formado pelos líderes dos sete emirados que compõem o país elegem um novo presidente, o que deve acontecer 30 dias depois.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *