A cantora moçambicana Elsa Mangue, vencedora do Prémio de Música Rádio França Internacional (RFI) 1987, e uma das mais célebres do país, morreu na terça-feira vítima de doença, informa o Notícias, diário de maior circulação em Moçambique.
De acordo com o Notícias, Elsa Mangue morreu no Hospital Central de Maputo, onde se encontrava internada há alguns dias, devido à doença que a afectava há algum tempo.
Autora de muitos sucessos conhecidos em Moçambique, depois da independência do país em 1975, o prestígio de Elsa Mangue aumentou em 1987, quando se tornou na primeira moçambicana a ganhar um prémio internacional de música, ao ser considerada cantora revelação africana do Prémio de Música RFI.
Internamente, Mangue também ganhou vários prémios dos principais concursos de música da Rádio Moçambique, o principal canal de rádio do país.
A violência, discriminação e marginalização da mulher são os principais temas da obra musical da artista, que, apesar da longa carreira, continuava a actuar em casas de pasto da capital moçambicana e arredores, mas de forma intermitente, devido à doença.