Morre aos 95 anos, Robert Mugabe ex presidente do Zimbabwe


O antigo presidente do Zimbabué Robert Mugabe morreu na manhã desta sexta-feira aos 95 anos, em Singapura onde se encontrava desde abril em tratamento.

Robert Mugabe já viajava regularmente para Singapura para consultas médicas especializadas. Em Agosto, o actual Presidente do país, Emmerson Mnangagwa, afirmou que o estado de saúde de Mugabe estava a evoluir “bem” e que poderia “ter alta em breve”.

Mugabe foi o primeiro chefe do Executivo eleito depois da independência do Reino Unido, em 1980 – cargo que o próprio aboliu sete anos mais tarde, tornando-se presidente. Foi afastado do poder em 2017, depois de um golpe militar.

A sua morte foi anunciada pelo presidente Emmerson Mnangagwa na sua conta oficial do Twitter. “É com a maior tristeza que anuncio a morte do pai fundador e antigo presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe”, pode ler-se na mensagem publicada na rede social. Um “ícone da libertação” e um “pan-africanista que dedicou a sua vida “a emancipação e empoderamento do seu povo”, descreve Mnangagwa. “A sua contribuição para a história da nossa Nação e continente nunca será esquecida.”

Mugabe morreu num hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace, indicaram várias fontes aos órgãos de comunicação social locais.

O ex-Presidente do Zimbabué estava a receber tratamento médico na cidade asiática há cinco meses.

Mugabe nasceu em 21 de fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica.

Estudou na Universidade de Fort Hare na África do Sul, onde conviveu com alguns dos futuros líderes históricos africanos como Julius Nyerere (Tanzânia) ou Kenneth Kaunda (Zâmbia). Foi depois para o Ghana ensinar e regressou à Rodésia do Sul para se juntar ao movimento de libertação.

Nos anos 60 do século passado foi preso pela primeira vez por lutar contra o regime da Rodésia. Sem julgamento, passou dez anos nas cadeias do regime branco de Ian Smith de onde sai para Moçambique. Desde aí, liderou os ataques de guerrilha contra a Rodésia. .

Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Robert Mugabe deteve o poder no Zimbábue durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em novembro de 2017.

Mugabe foi forçado a afastar-se depois de o Exército e o seu partido, a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF), lhe retirarem o apoio.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *