Morre aos 33 anos, Kueno Aionda vitima de doença


O músico angolano Kueno Merquides Vieira Aionda conhecido artisticamente por Kueno Aionda, vitima de doença, no Hospital Américo Boa Vida, nesta quarta-feira (19) de Fevereiro.

Kueno Aonde canta na festa de comemoração

A noticia foi divulgada pelo apresentador e amigo Cabingano Manuel, nesta tarde de quarta-feira (19), que o artista Kueno Aionda que havia tido uma conclusão do processo de reabilitação da toxicodependência, e deixado patente que não mais voltaria a actuar em programas televisivos e radiofônicos, bem como em concertos, pois sentia a necessidade de se ausentar, uma vez que as coisas não estavam a acontecer tal como planeado, acabou por falecer depois de 13 dias  internado no Hospital Américo Boa Vida.

A noticia foi no entanto desconfirmada por um membro da família do cantor, mas assumida poucas horas depois pelo pai do malogrado.

DSTV nova campanha HD

O artista desde muito cedo ganhou o gosto pela arte em particular pela música, e decidiu divulgar o seu talento, quando participou no concurso “Canta Canta” da Rádio Luanda conduzido por Pedro Benge em 2002. Um ano mais tarde, participou num concurso de imitação e interpretação de músicas “Estrelas ao Palco”, exibido pela TPA.

Embora tenha fracassado por não conseguir a passagem para continuar no programa, o músico não desistiu e continuou na batalha, e inscreveu-se novamente no ano a seguir (2004), conseguindo alcançar o Terceiro Lugar, ao interpretar a música “Sei”, do Grupo Afrikando. Apesar da proeza no ano anterior, o mesmo não aconteceu em 2005, quando interpretou a música composta por Voto Gonçalves denominada “Carnaval”, no Festival da Canção de Luanda, promovido pela Radio Lac. No ano de 2006 voltou a participar no mesmo Festival, “Vencerás” de sua autoria e mais uma vez não saiu vencedor.

Ao voltar a concorrer no Festival da Canção de Luanda, em 2010, com a música “Tu Vives em Mim”, conquistou finalmente o primeiro lugar do concurso. No ano a seguir, foi o representante da província de Luanda ao “Variante”, concurso de música popular angolana, onde conquistou o terceiro lugar.

O Ano 2012 foi a porta de entrada para o Mercado nacional, com a musica “Tu Vives em Mim”, que esteve entre as mais tocadas nas Rádios, por este motivo mereceu o prémio de Kizomba do Ano no Top Rádio Luanda. Em 2013, o sucesso foi consumado com o lançamento do seu primeiro trabalho discográfico.

Com o lançamento do seu primeiro disco em 2013, viu o seu nome entre os dez artistas mais queridos de Angola, no Top dos Mais Queridos, realizado pela Rádio Nacional de Angola. Nesta edição recebeu o prêmio “Artista Revelação”.

Em Janeiro de 2014, foi o músico convidado a apresentar-se em Show no conceituado “Top Rádio Luanda”, onde também mereceu o troféu “Balada do Ano” com a música “Porta Aberta”. Desde então, tem estado firme entre as novas referências da música Angolana. Tem participado em diversos espectáculos em Angola e não só, fazendo jus ao crédito de confiança depositado pelos bons apreciadores de música e de performances ao vivo.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *