A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu mais uma vez ser segura a vacinação de crianças e adolescentes em idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, e frisou que Angola está a agir em conformidade com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de entidades fiscalizadoras americanas, europeias e asiáticas.
O pronunciamento oportuno da Ministra da Saúde, deve-se as mensagens e especulações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais, alegam que as vacinas não são seguras para as crianças.
A campanha de vacinação contra à covid-19 para menores entre os 12 e 17 anos em Angola, iniciou-se a 16 de Dezembro, com uma procura tímida aos Postos de Vacinação de Alto Rendimento (PVAR) espalhados em Luanda, capital do país.
Sílvia Lutucuta reafirmou o apelo para a ida dos cidadãos aos postos de vacinação, por ser, até à presente data, a via mais eficaz de prevenção contra a doença.
Adiantou ainda que a terceira dose está ser feita, maioritariamente, com a Pfizer, apesar de poder ser aplicada outras. “Não é há risco nenhum. É seguro”, reforçou.
Em Angola estão a ser administradas as vacinas da AstraZeneca, Sinopharm, Sputinik, Johnson & Johnson, Pfizer e a Moderna.