A Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, avançou nesta quarta-feira, 01 de Fevereiro, que o país conseguiu reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho de vinte e seis por cento em 2018, para quinze por cento em 2021.
Segundo Sílvia Lutucuta, citado pelo Correio da Kianda, tal feito só foi possível com o Programa de Prevenção da Transmissão do VIH de mãe para filho (PTMF), no âmbito da campanha “Nascer Livre para Brilhar”, liderada pela Primeira-Dama da República Ana Dias Lourenço.
“Foi possível reduzir a taxa de transmissão do VIH de mãe para filho de 26% em 2018, para 15% em 2021”, destacou a ministra da Saúde.
Sílvia Lutucuta ressaltou ainda os desafios e a necessidade de mobilização de mais recursos para intervenção comunitária “pelo facto de Angola, desde 2016, ser considerada de média renda e não tem beneficiado de financiamentos de doadores a semelhança dos demais países da região”.
A Ministra da Saúde afirmou também que Angola tem como prioridade a intensificação da busca activa de casos de crianças expostas para diagnóstico, tratamento e cuidados, na comunidade com o engajamento de mulheres que vivem com VIH.