Ministério vai retomar obras do novo Aeroporto Internacional de Luanda


Após cerca de dois anos de suspensão obrigatória por questões financeiras, burocráticas e técnicas, o Ministério dos Transportes vai retomar as obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda. A conclusão que estava prevista para o final deste ano, passa agora para 2022, devido as questões que levaram as autoridades a suspender definitivamente os trabalhos em 2019.

Segundo o Secretário de Estado para os Transportes Marítimos e Aéreos, Carlos Borges, citado pelo jornal Expansão, houve a necessidade de renegociar com as empresas envolvidas na construção do aeroporto.

“Tivemos que fazer um novo contrato para terminar a obra, com a construtora AVIC, também chinesa, mas com a vantagem de ter já bastante experiência neste sector da avaliação civil, com diversos aeroportos construídos em África e no mundo”, disse Carlos Borges.

O secretário reforçou que depois de estudos detalhados, o Ministério está em condições de reiniciar as obras. Nesta fase, está prevista que até Novembro de 2o22 estarão concluídos todos os trabalhos de construção e passarão para a operacionalização e certificação, de modo que até o final de 2023 o Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) comece a operar.

Recorde-se que o valor activo do financiamento é de 1.4 mil milhões de dólares, do qual 33,6 por cento já foram executados conforme afirmou à imprensa, o ministro dos Transportes na última terça-feira, 29 de Junho.

 

Exit mobile version