Home Notícias Ministério vai retomar obras do novo Aeroporto Internacional de Luanda

Ministério vai retomar obras do novo Aeroporto Internacional de Luanda

Por Victória Pinto

Após cerca de dois anos de suspensão obrigatória por questões financeiras, burocráticas e técnicas, o Ministério dos Transportes vai retomar as obras de construção do novo Aeroporto Internacional de Luanda. A conclusão que estava prevista para o final deste ano, passa agora para 2022, devido as questões que levaram as autoridades a suspender definitivamente os trabalhos em 2019.

Segundo o Secretário de Estado para os Transportes Marítimos e Aéreos, Carlos Borges, citado pelo jornal Expansão, houve a necessidade de renegociar com as empresas envolvidas na construção do aeroporto.

“Tivemos que fazer um novo contrato para terminar a obra, com a construtora AVIC, também chinesa, mas com a vantagem de ter já bastante experiência neste sector da avaliação civil, com diversos aeroportos construídos em África e no mundo”, disse Carlos Borges.

O secretário reforçou que depois de estudos detalhados, o Ministério está em condições de reiniciar as obras. Nesta fase, está prevista que até Novembro de 2o22 estarão concluídos todos os trabalhos de construção e passarão para a operacionalização e certificação, de modo que até o final de 2023 o Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) comece a operar.

Recorde-se que o valor activo do financiamento é de 1.4 mil milhões de dólares, do qual 33,6 por cento já foram executados conforme afirmou à imprensa, o ministro dos Transportes na última terça-feira, 29 de Junho.

 

Poderá também gostar

Leave a Comment