O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos decretou nova proibição da pesca da espécie carapau, a partir do dia 1 de Julho até 31de Agosto do ano em curso (2025). O anúncio foi feito à imprensa, pela titular da pasta, Carmen dos Santos, neste domingo, 29 de Junho, em Luanda.

Foto: DR
A Ministra esclareceu que a proibição visa proteger a espécie durante o período de reprodução, que o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos decreta nos referidos meses, com regularidade.
“Nós estamos a trazer estas proibições que são, do ponto de vista de gestão, algo que todos os países que têm pesca marítima fazem e que podemos trabalhar em conjunto com todos os nossos parceiros e com a sociedade civil, sendo eles próprios os detentores da capacidade de orientação até das suas necessidades de alimentação”, defendeu.
A entidade referiu ainda que a medida se junta à proibição da captura das chamadas espécies demersais que, num total de 20 variedades, são as que habitam de 50 900 metros no fundo do mar.
Adiantou também que com a entrada das águas frias provenientes da Namíbia para Benguela é possível que os cardumes de carapau e de sardinha possam se desenvolver.