Ministério da Saúde confirma primeiro caso de gripe A – H1N1


480 partilhas

Uma cidadã angolana foi diagnosticada positivo, nas últimas 48 horas, com gripe A (H1N1), anunciou, nesta quarta-feira, em Luanda, o Ministério da Saúde (MINSA).

De acordo com uma nota do Ministério da Saúde que o AngoRussia teve acesso, a cidadã em causa passou recentemente pela cidade de São Paulo (Brasil).

Publicidade

A doente encontra-se isolada. As pessoas que estiveram em contacto  directo com ela apresentam exames negativos para o vírus em causa, mantendo-se sob vigilância média”, lê-se na nota.

Adianta que, até ao presente momentos, não se registaram quaisquer outros casos da doença.

O MINSA avança que mantém-se atento e acompanha de perto o desenvolvimento da situação, exortando a população a manter-se calma e serena, pois, de acordo com a OMS, o facto de se detectar o H1N1 corresponde a um estado de alerta de nível 1, o mais baixo numa escala de 0 a 5.

Por se tratar de uma doença particularmente contagiosa, transmitida por via aérea através do contacto com objectos contaminados, o MINSA indica, como medidas de prevenção, a lavagem das mãos com água e sabão ou desinfectá-las com álcool, depois de qualquer contacto ou qualquer actividade, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel, bem como comunicar às autoridades sanitárias os casos de suspeitos de gripe A”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

480 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *