Ministério da Saúde alerta profissionais da área sobre o novo surto do vírus “Monkeypox” causador de Varíola


O Ministério da Saúde através de uma nota informativa posta a circular nas redes sociais, alerta os profissionais de saúde sobre o novo vírus denominado “Monkeypox”, que segundo o documento o primeiro surto terá  sido de origem africana, tendo posteriormente se expandido na Europa.

Segundo a nota, o primeiro caso de ”Varíola” foi detectado em África, após um cidadão britânico ter feito uma viagem aos países africanos. Posteriormente, dectaram-se outros casos sem qualquer relação com o primeiro.

“Durante o mês de Maio, fomos alertados pelo surgimento de um caso de varíola do macaco num cidadão de nacionalidade Britânica, com antecedentes de viagem a África, posteriormente, outros casos foram diagnosticados, mas sem relação com o anterior. Actualmente vários países da Europa, tais como Alemanha, Espanha, França, Portugal e da América Latina, bem como os Estados Unidos da América já registaram casos da doença”, Lê-se no documento.

De modo acautelar os técnicos de saúde, o Ministério da Saúde destaca ainda a necessidade das unidades sanitárias, estarem em alerta e mencionou algumas medidas de vigilância epidemiológica.

“A doença é transmitida por um vírus, denominado Monkeypox. Havendo necessidade de se alertar os gestores e técnicos das distintas unidades sanitárias do Sistema Nacional de Saúde, bem como, as autoridades sanitárias, o Ministério da Saúde informa o seguinte: A varíola do Macaco é uma rara zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais), pertencente ao género Orthopoxvirus da família Poxviridae. O período de incubação é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias”.

A varíola, antigamente designada por ”Bexigas” em Portugal, é uma doença aguda infecciosa provocada por um “Poxvirus” ou ”Monkeypox” designado Varíola, fortemente contagioso e letal, que provocou inúmeros óbitos desde o seu aparecimento ancestral, possivelmente em África, até à sua erradicação.

Exit mobile version