O Ministério da Saúde (MINSA), alertou nesta terça-feira, 3 de Fevereiro, por meio de um comunicado oficial, sobre o aumento de casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte em Angola, e alertou que o tempo é um factor decisivo entre a vida, a morte ou sequelas permanentes.

Foto: DR
O documento de alerta, foi publicado no perfil oficial do MINSA, no Facebook. Sem avançar números de óbitos por AVC no país, o ministério refere que, diante de qualquer sinal desta doença, os pacientes não devem fazer tratamentos em casa, mas sim procurar uma unidade hospitalar especializada.
“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser uma das principais causas de morte e incapacidade em Angola. O tempo é factor decisivo entre a vida, a morte ou sequelas permanentes. Diante de qualquer sinal de AVC, os pacientes não devem esperar e devem procurar imediatamente uma unidade hospitalar especializada. Cada minuto conta, e a rapidez na decisão e no tratamento é determinante para salvar vidas e reduzir sequelas”, acrescenta.
Conforme o comunicado, um caso de sucesso foi registado na última segunda-feira (2), quando uma paciente de 63 anos, com antecedentes de hipertensão arterial e diabetes, deu entrada no banco de urgências com sinais claros de AVC isquémico agudo, mas o caso teve desfecho positivo por a mulher ter chegado atempadamente ao hospital e merecido uma pronta actuação de uma equipa médica especializada.



