Ministério da Educação identifica professores “fantasmas” e promete tomar medidas


O Ministério da Educação (MED), encabeçado por Luísa Grilo, vai levar a cabo em breve um trabalho para identificar professores com salário, mesmo sem terem em posse horários, nem responsabilidades com qualquer actividade lectiva ou de coordenação.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, que anunciou o projecto de combate a esta acção, nesta quarta-feira, durante uma actividade de campo, na companhia da sua homóloga Ana Paula de Carvalho, governadora de Luanda, considerou essa problemática de professores sem horários como uma das principais preocupações do sector. Luísa Grilo disse que, apesar desses professores não disporem de horários, mas ganharem salários como docentes, os referidos agentes representam um grande prejuízo  para o Ministério da Educação.

Segundo informações avançadas pelo JA, Luísa Grilo salientou que a visita a escolas de Luanda, serviu para avaliar as estruturas e disparidades que existem, com vista a ultrapassar as dificuldades do ensino a nível da capital do país, no sentido de melhorar a qualidade do serviço educacional e considerou, que Luanda é das regiões que mais preocupam o sector, apesar de ser territorialmente menor em relação às outras províncias, mas tem uma população enorme, o que a torna muito complexa do ponto de vista organizacional para o funcionamento das instituições de ensino a nível da província.

“Esperamos que Luanda seja uma referência do ponto de vista da educação e acredito que, com esforço de todos afectos à província, podemos mudar o quadro, o conceito e a imagem que se tem da educação em Angola”, disse a ministra da Educação.

A governadora, Ana Paula de Carvalho, espera que nesses três dias de visitas, iniciadas na quarta-feira, se possam avaliar as condições das infra-estruturas, acomodação dos alunos por sala, medidas de biossegurança e de higiene, bem como para corrigir algumas questões pontuais.

“É preciso sabermos da qualidade dos serviços que Luanda oferece e, particularmente, a do ensino e aprendizagem que é ministrada às nossas crianças e aos jovens”, disse a governadora provincial.

Até ontem, foram visitados estabelecimentos de ensino dos municípios de Luanda, Cazenga, Viana, Talatona e Belas, estando marcado para hoje a cerimónia de balanço desse trabalho, a ser apresentado no Conselho de Direcção Alargado, a decorrer nas instalações do Gabinete Provincial da Educação de Luanda.

 

 

 

Por: Sofia Adelino

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *