Um milionário norte-americano está a oferecer um milhão de dólares (cerca de 764 mil de euros) a quem conseguir resolver um problema matemático que já lhe anda a dar dores de cabeça desde 1993.
Andrew Beal, um milionário do Texas que ocupa o 43º lugar da lista dos mais ricos do Mundo da Forbes, decidiu oferecer um milhão de dólares (cerca de 764 mil de euros) ao génio que conseguir resolver um problema matemático que lhe anda a dar dores de cabeça desde 1993.
Desde que desistiu da faculdade Andrew Beal começou a ficar apaixonado, e até obcecado, por números. Em 1993 decidiu tentar resolver o Último Teorema de Fermat, uma fórmula que tem como base o princípio Ax + By = Cz.
Beal meteu na cabeça que uma das soluções para este problema que é debatido por vários matemáticos já há 350 anos é: A, B, e C terem um factor numérico comum.
Como não consegue comprovar a partir da sua própria cabeça decidiu dar parte da sua fortuna avaliada em 8 mil milhões de dólares a quem se chegar à frente com a solução.
Fonte: NM