Menino de 11 anos ajudará astronautas a fabricar cerveja no espaço


Um garoto americano Michal Bodzianowski, de apenas 11 anos, será uma das primeiras pessoas do mundo a testar a fabricação desta bebida no espaço. O jovem terá experimento enviado à Estação Espacial Internacional. Lá, astronautas irão testar se é possível a produção de cerveja em ambiente de microgravidade.

Após vencer uma competição científica com um artigo chamado “Os efeitos da fabricação da cerveja na microgravidade e seria isto possível?”, Michal terá seu experimento enviado aos astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI).

Lá, a equipe receberá um tubo de silicone recheado com lúpulo, cevada maltada, levedura e água, mas que estarão separados uns dos outros. A ideia é que os astronautas então misturem os ingredientes para determinar se é possível a produção de cerveja no espaço.

A ideia por trás do experimento surgiu depois que Michal leu um livro que explicava a popularidade desta bebida na idade média. “Não beber cerveja era considerado uma punição para crimes e muitas pessoas morreram por conta disso, pois a água estava contaminada”, explicou ele ao jornal Denver Post.

Lembrando que o álcool pode matar bactérias na água, Michal logo pensou no assunto como uma alternativa para futuras colônias espaciais. Ou seja, na ocasião destas colônias terem seu abastecimento de água contaminado por algum motivo, poderiam então fabricar cerveja para sobreviver.

“Cerveja é um fator importante para civilizações futuras como uma alternativa de hidratação” escreveu o jovem em seu artigo. De acordo com ele, o objetivo, por enquanto, é verificar se a levedura irá reagir com os outros ingredientes. “Caso isso não aconteça, saberemos que não é possível fabricá-la no espaço”, disse ao jornal.

Exit mobile version