Quatro indivíduos estão a ser procurados pela Polícia Nacional em Luanda pelo roubo de 42 milhões de kwanzas, ocorrido há dias junto a uma agência bancária, na Avenida Comandante Valódia, município de Luanda.
O porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, superintendente Nestor Goubel, explicou que o roubo, teve lugar na via pública e lesou o cidadão Mamadou Adama Fow, um comerciante de 31 anos de idade.
Nestor Goubel disse que o roubo foi praticado por quatro elementos desconhecidos, que estavam munidos de uma arma de fogo do tipo pistola e que se faziam transportar em duas motorizadas, acentuou que a acção dos marginais teve lugar quando o lesado, Mamadou Adama Fow, tinha em sua posse 42 milhões de kwanzas e pediu ao seu amigo, agente da Polícia da Ordem Pública, identificado por Joaquim Junqueira, para transportar os referidos valores monetários, do bairro São Paulo a uma agência bancária, na Avenida Comandante Valódia, numa viatura de marca Kia, modelo Sportage.
O porta-voz sublinhou que o agente da corporação tinha a missão de entregar o dinheiro ao cidadão Thierno Amadou Bah, que se encontrava à porta da agência bancária para receber e depois depositar. Após descer do carro, o agente foi surpreendido pelos quatro meliantes, que levaram as sacolas com dinheiro sob ameaça de morte com arma de fogo.
Os quatro meliantes, depois de terem as sacolas com dinheiro sob o seu controlo, foram surpreendidos, durante a fuga, por agentes da Brigada Motorizada da Polícia Nacional, durante a perseguição, abandonaram uma das sacolas, que foi prontamente recuperada pelas forças. No interior da sacola foram contabilizados 8.950.000 kwanzas.
Nestor Goubel aconselhou aos cidadãos, no sentido de se dirigirem a uma Esquadra de Polícia, caso precisem de ajuda para transportar avultadas somas de dinheiro, ou mesmo contactar os serviços especializados de transportação de valores, geridos por empresas privadas de segurança e destinadas a esse fim.