Médicos sul-africanos alertam sobre os sintomas da nova variante Ómicron


Atendendo a um aumento de novos casos nos últimos dias, médicos sul-africanos afirmam que a variante “Ómicron – B.1.1.529”, do coronavírus do novo Covid-19, chega a provocar sintomas considerados ligeiros e um pouco diferentes dos sinais frequentemente associados à doença.

Segundo os médicos daquele país, até hoje, na maioria, muito leves, os pacientes apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe, como tosse seca persistente, febre, suores noturnos, dores no corpo. Sintomas como perda de paladar ou de olfato ainda não foram associados à estirpe, local onde mais de 80% dos casos da Ómicron foram até ao momento reportados.

Os sintomas a ter em atenção que já foram associados à estirpe Ómicron: Tosse seca, Febre, dores musculares, cansaço, suores noturnos, garganta irritada e pulsação cardíaca elevada. Sendo que experienciar alguns destes sintomas não confirma um quadro de infeção pela nova variante -, aliás estes podem ser facilmente confundidos com uma gripe comum. Consequentemente, o diagnóstico só poderá ser obtido através da realização de uma análise de sequenciamento genômico.

Ainda de acordo a NBC, há que ter em conta que a maioria dos novos casos da variante Ómicron na África do Sul foram relatados em pessoas entre os 20 e 30 anos. E já é sabido que nesta faixa etária, os indivíduos tendem a experienciar quadros mais leves da Covid-19, seja qual for a estirpe em ação.

Adicionalmente, pessoas que sofrem de outras comorbidades ou mais idosas tendem a ser mais afetadas pela doença e até ao momento, a comunidade médica não têm uma ideia precisa de como a Ómicron pode afetar estes grupos.

 

Exit mobile version