Médico brasileiro de Higino Carneiro prova que não tem qualquer antecedência criminal e que não é verídica a notícia sobre falso diploma


Após o AngoRussia ter partilhado uma informação divulgada pela imprensa brasileira, sobre o médico Hussein Hassan Yaktine, que trata da saúde do empresário angolano Francisco Higino Lopes Carneiro, no Estado de São Paulo, a advogada do mesmo esclareceu através de uma nota que não existe qualquer registro de antecedentes judiciários-criminais em seu nome até a presente data e provou que não é verídica a notícia de que este teria recorrido a apresentação de um falso diploma para conseguir emprego.

Foto: DR

Em Fevereiro do corrente ano, o AngoRussia publicou um artigo com o seguinte título: “Médico brasileiro de Higino Carneiro acusado de apresentar diploma falso para conseguir emprego”. O referido artigo relatava uma informação disponibilizada no jornal Folha de São Paulo, em edição publicada em 10 de Abril de 1999, que destacava que o médico teria utilizado um diploma falso para comprovar a capacidade para exercer a função de superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal. A publicação explicava ainda que para ocupar a superintendência da referida instituição, uma autarquia do município, é necessário possuir um diploma de especialização em administração hospitalar.

Importa recordar que tal situação foi levantada por angolanos no Brasil, que após o empresário angolano Francisco Higino Lopes Carneiro,  publicar os seus exames médicos nas redes sociais, em resposta as acusações de Neth Nahara, no qual constava o nome do médico Hussein Hassan Yaktine, manifestaram a preocupação de que o político tivesse a sua saúde nas mãos de alguém com um currículo duvidoso.

Razão pela qual o médico prova agora por meio de um atestado expedido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMSP) e pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt – Polícia Civil SP), que não possui qualquer registro de antecedentes de ordem ético-profissional, de 1984 até a presente data e que não tem qualquer antecedência criminal.

O notificante, nomeado pelo decreto 05, publicado em 06/07/91, exerce a função de médico há mais de 39 anos, possuindo residência em cardiologia no Hospital do Coração (HCOR). É médico cardiologista efectivo do Instituto Dante Pazzanese.

Em Angola, actua como médico desde o ano de 2008, possuindo cerca de 2000 pacientes, entre eles, o general Higino Lopes, o qual atende no Brasil desde o ano de 2000.

Quanto ao exame de HIV feito pelo Sr. Higino, este foi realizado no Hospital do Coração, instituição médico hospitalar de renome no Brasil, devidamente assinado pelo médico responsável pelo respectivo laboratório, o Dr. Alberto Duarte.

Deste modo, o AngoRussia sente-se no dever de se retratar ao profissional de saúde Hussein Hassan Yaktine, através deste artigo, por ter veiculado no dia 22 de Fevereiro do ano em curso, a notícia já referida, em consequência de informações veiculadas por um órgão de comunicação brasileiro.

Esclarece-se nesta oportunidade, que não houve qualquer intenção premeditada de manchar a honra e o bom nome do profissional em referência. Desta forma, espontânea e respeitosamente, o órgão se retrata e apresenta as suas sinceras desculpas por qualquer constrangimentos que a veiculação do texto possa ter causado.

Exit mobile version