Médica angolana Elma Carvalho apresenta ao público as suas obras literárias


A médica angolana Elma Irina de Carvalho, apresentou ao público as suas obras literárias, nesta quinta-feira 12 de Agosto, no Memorial António Agostinho Neto, em presença de familiares e amigos. As obras “O Futuro do Sistema de Saúde em Angola”, “Triunfo Xenandoah”, “Fleur de Liz”, “Revista Médica AO”, contam a sua trajetória enquanto estudante no exterior do país, bem como ilustram os desafios da medicina em Angola, fazendo também um tributo a mulher.

A médica, piloto de aviação, escritora e especialista em outras áreas, Elma Irina de Carvalho é uma profissional que ao longo dos últimos tempos tem se dedicado a ajudar gratuitamente pacientes desfavorecidos em Angola, por intermédio da Fundação Aliança de Saúde Angola, criada por si, nos Estados Unidos.

Elma de Carvalho, que é também artista plástica e treinadora de futebol, escreveu 3 livros e uma revista gratuita de educação médica focada nos vários campos que afetam a saúde humana. A mesma garante que os valores arrecadados na venda dos seus livros serão utilizados para ajudar a reduzir a taxa de mortalidade nas comunidades carentes a nível nacional.

Em 2016, criou a Fundação Aliança de Saúde Angola, onde põe os seus esforços no ramo da saúde pública, principalmente com incidência na população de baixa renda.

Nos seus livros focados nos campos que afectam a saúde humana, a doutora Elma Carvalho narra experiências clínicas e pessoais, numa abordagem existencialista, fundamentos conceituais e estudos científicos orientados e fornecidos pela Organização Mundial da Saúde.

As suas 4 obras literárias falam do seguinte: “O Futuro do Sistema de Saúde em Angola”, aborda questões ligadas ao sistema sanitário em Angola; “Triunfo Xenandoah”, enfatiza a sua trajetória de vida e “Fleur de Liz”, apresenta-se como um guião para compreender e celebrar a existência da mulher. Por sua vez, a “Revista Médica AO”, surge para engrandecer a acervo bibliográfico em Angola.

Elma de Carvalho esta radicada nos EUA, e em Angola vem apenas desenvolver o seu trabalho humanitário, onde coopera com diversas instituições de saúde, e trabalha na localidade onde é necessária.

“A semente foi lançada, não vai parar, o projecto vai continuar acredito que todos juntos podemos fazer a diferença, por nós mesmos, pelos nossos familiares, por aqueles que nos seguem e pelas gerações que virão, para que possamos deixar o mundo melhor do que o encontramos”, concluiu a médica.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Dona Elma, Paz do Senhor Jesus. Não imaginas a grande emoção QUE alcançou meu coração, em poder contemplar a realização de um dos seus projectos quando fui seu empregador. Sinto-me orgulhoso de verdade, POWER!