A Maternidade Provincial do Cuando Cubango, foi encerrada nesta quarta-feira 05 de Janeiro, devido ao registo de 26 casos positivos da nova variante Ómicron, detectados em funcionários e pacientes.
Segundo alguns órgãos da imprensa nacional, 19 dos casos positivos são integrantes das equipas de serviço hospitalar, enquanto os outros são de sete mulheres grávidas, situação que forçou o encerramento temporário da unidade sanitária até a conclusão desinfestação de todo o local por técnicos de saúde.
Os funcionários e pacientes foram submetidos a testes de Covid-19 devido a ocorrência de um caso positivo de uma mulher grávida, registado no dia 31 de Dezembro, sendo que os novos casos foram detectados nesta terça-feira o4 de Janeiro.
A chefe de departamento provincial da Saúde Pública, Cristina Luísa, explicou que as pessoas com sintomas de Covid-19 foram encaminhadas para o Centro de Isolamento e Tratamento do Tucuve, enquanto os demais que são assintomáticos cumprem a quarentena domiciliar com o devido acompanhamento das autoridades.
A responsável disse ainda que enquanto durar o trabalho de desinfestação, a instituição continuará encerrada e os utentes dos serviços de maternidade devem dirigir-se ao Hospital Geral do Cuando Cubango ou ainda ao Hospital de Menongue.