Marcolino Kanganjo, criador do gerador ecológico, vence prêmio na 3ª edição do concurso Talentos Tecnológicos da Infrasat


Gerador ecológico por Marcolino Kanganjo, recebeu o primeiro prêmio, ontem (31.08), em Luanda, a 3ª edição do concurso Talentos Tecnológicos da Infrasat. 

O concurso Talentos Tecnológicos da Infrasat, visa distinguir a criatividade e o engenho inovador dos jovens angolanos no domínio das novas tecnologias de informação e comunicação. A sua ignição é por indução, activando o campo eletromagnético para alimentação dos acumuladores.

Nesta 3ª edição, Marcolino Kanganjo, criador do projecto gerador de electricidade ecológico que não precisa de combustível derivado de fósseis nem óleo para funcionar, convenceu o júri e desta forma venceu o primeiro prêmio no qual recebeu 500 mil kwanzas, um automóvel, uma bolsa de estudos no Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (Isutic), um curso na Cefitel, internet da Angola Telecom com seis meses grátis e um estágio numa das empresas do grupo Angola Telecom.

Em segundo lugar ficou o inventor de Luanda, Tiago Albino Muendo, com o projecto Sistema de comunicação móvel doméstico, que permite controlar  aparelhos electrónicos de forma remota através de um telemóvel, ele recebeu como prêmio 300 mil kwanzas, uma bolsa de estudos no Isutic, um curso na Cefitel, internet da Angola Telecom com seis meses grátis e um estágio numa das empresas do grupo Angola Telecom.

Para o terceiro classificado ficaram os inventores Sílvio César da Gama e Geraldo Gama, que apresentaram o projecto Remotus, um software de residências para controlar e alertar os proprietários sobre vazamento de gás butano e excesso de monóxido de carbono, entre outros. Estes inventores receberam um cheque no valor de 200 mil kwanzas, uma bolsa de estudos no Isutic, um curso na Cefitel, internet da Angola Telecom com seis meses grátis e um estágio numa das empresas do grupo Angola Telecom.

Fonte: PortalAngop

Exit mobile version