O Estadista português, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente na cerimónia de tomada de posse do segundo mandato de João Lourenço, marcada para o dia 15 de Setembro, na Praça da República, em Luanda.
Segundo um comunicado citado pela Lusa, o chefe de Estado português vai participar da referida cerimónia que acontece dentro de alguns dias.
“A convite das autoridades angolanas, o Presidente da República desloca-se esta semana a Luanda, para assistir, no dia 15 de setembro, à cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito da República de Angola, João Lourenço”, refere a nota a que a Lusa teve acesso
A data da posse foi anunciada na quinta-feira, após o Tribunal Constitucional de Angola ter validado os resultados eleitorais que dão a vitória ao MPLA, negando provimento a dois recursos, da UNITA e da CASA-CE. Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou João Lourenço pela reeleição como Presidente de Angola, numa mensagem em que referiu estar “terminado o processo eleitoral” e em que também saudou Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, maior partido da oposição, “pelos resultados obtidos”.
Na mensagem, o chefe de Estado português formulou “um voto de que a vida política angolana se continue a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância”.
Segundo a acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de agosto em Angola divulgada pela Comissão Nacional Eleitoral, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o seu candidato, o Presidente cessante, João Lourenço, obtiveram 51,17% dos votos, seguindo-se a UNITA, com 43,95%.
0 Comentário