Nova obra literária de Manuel Rui chega ao mercado em breve


 O consagrado escritor Manuel Rui , autor da letra do hino nacional de Angola, volta a ter destaque nas bancas, no dia 3 de Agosto com a publicação do “Kalunga”, cuja sessão de lançamento está marcada para acontecer na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.  

Trata-se de um romance que, como os anteriores, mas agora com mais intensidade, resgata a humanidade dos seres humanos para além das suas contradições e nas relações estruturais, neste caso a contradição entre colonizadores e colonizados.

Na opinião do crítico e prefaciador Boaventura de Sousa Santos, “Kalunga” é o melhor de todos os livros que o autor já escreveu até hoje, o mais complexo, o mais sedutor, e o mais difícil.

Manuel Rui nasceu no Huambo a 4 de novembro de 1941, é licenciado em Direito, pela universidade de Coimbra, foi ministro no governo de transição, em 1975, integrando a representação de Angola em organismos internacionais como a OUA e a ONU.

É ainda poeta, contista, dramaturgo, romancista e cronista. Escreveu a letra do Hino nacional angolano e letras de canções de Rui Mingas, André Mingas, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo (Portugal), Martinho da Vila e Cláudio Jorge (Brasil) e outros. Participou em filmes, como figurante e declamando poemas, mas também escrevendo diálogos.

Por: Júlio Dos Santos


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *