Major Lussaty condenado a 14 anos de prisão


O tão mediático “Caso Lussaty” chegou ao fim. Os implicados, foram recentemente condenados, na Comarca de Luanda, a penas entre 2 a 14 anos de prisão.

Foto: Novo Jornal

De acordo o Novo Jornal, o Tribunal atestou que Pedro Lussaty e demais arguidos se apropriaram de avultadas quantias de dinheiro da Casa de Segurança do Presidente da República, um valor estimado em 36 mil milhões de Kwanzas.

Os arguidos foram ainda condenados a pagar uma indemnização de mil milhões de Kwanzas, é uma taxa de justiça de 200 mil kwanzas, ao estado.

Segundo o tribunal, ficou provado que os arguidos criaram um esquema fraudulento na Casa de Segurança do PR e, ficou ainda provado, segundo o acórdão, que estes levantavam dinheiro na caixa forte do Banco de Poupança e Crédito (BPC) que depois levavam em carrinhos, em secos pretos e em caixas, para uma unidade hoteleira de um dos arguidos, onde repartiam os valores.

Jacinto Hengombe, ex-assistente principal da Casa de Segurança do PR foi condenado a 11 anos de prisão.

Já o arguido Manuel Correia, antigo comandante da Casa de Segurança do PR, na província do Kuando Kubango, por ter confessado, foi condenado a uma pena de três anos de prisão com efeito suspensivo.

Dos 49 arguidos, 15 tiveram a pena efectiva e os demais viram as penas suspensas. Três arguidos no processo foram absolvidos.

Exit mobile version