Mais de 200 milhões de pessoas em África estão desnutridas


A comissária para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da União Africana (UA), Josefa Sacko, deu a conhecer, na tarde desta sexta-feira, 26 de Maio, em Luanda, que mais de 278 milhões de africanos estão desnutridos.

Imagem: Reprodução/saudemais.tv

Josefa fez as declarações no segundo dia do I Fórum da Mulher para Paz e Democracia, onde abordou-se sobre os “Desafios da Segurança Alimentar e Alterações Climáticas no Continente”.

De acordo com a comissária, os dados foram revelados no relatório da África regional, publicado no mês de Abril do ano em curso, onde as informações indicam que o número cobre cerca de 20,2 por cento da população africana.

Para abrandar a situação, Josefa Sacko, entende que a questão da segurança alimentar e ambiental deve estar em todas as mesas de discussão e realçou a questão da agricultura como um grande potencial no nosso continente.

Este continente tem 60 % de terras aráveis não cultivadas, recursos hídricos importantes, bem como um potencial em capital humano, tendo em conta que a sua população é maioritariamente jovem. É preciso investir positivamente”, afirmou.

Para Sacko, este facto apontado tem a ver com a falta de cumprimento dos programas da UA para a segurança alimentar por parte dos governos dos estados membros, bem como a falta de financiamento dos parceiros para a materialização dos mesmos.

O I Fórum ocorreu entre os dias 25 e 26 de Maio do ano em curso, sob o lema “A inovação Tecnológica como ferramenta para o alcance da Segurança Alimentar e Combate a seca no continente africano”.

No total foram 2 dias, foram abordados 4 temas, estiveram presentes 22 oradores e 6 workshops.

 

Por: Edson Cruz

Exit mobile version