Quatro farmácias em Saurimo, Lunda Sul, foram encerradas por falta de técnicos especializados e má conservação de medicamentos.
O Departamento de Inspecção e Fiscalização da Direcção Provincial da Saúde na Lunda Sul encerrou, durante o primeiro semestre deste ano, em Saurimo, quatro farmácias privadas, por falta de técnicos especializados e má conservação de medicamentos.
Segundo o chefe do departamento, João Secuma “O encerramento das farmácias é fruto das visitas de inspecção e controlo que são efectuadas, periodicamente, nestes estabelecimentos, para constatar o cumprimento das normas estabelecidas no exercício da actividade farmacêutica”, informou à Angop.
João Secuma também apelou ainda à população a comprar medicamentos nas farmácias, ao invés dos vendidos nos mercados informais, devido à má conservação dos fármacos nestes locais.
“O diagnóstico de doenças deve ser feito numa unidade sanitária, por especialistas, para depois adquirir os medicamentos receitados em farmácias que cumprem com as normas estabelecidas no exercício da actividade, isto para evitar a auto-medicação”, realçou.
A Direcção Provincial da Saúde da Lunda Sul controla um total de 108 farmácias.
Fonte: Rede Angola