Lula será contemplado com “Prémio Coragem Política 2021” dado por uma prestigiosa revista francesa


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  receberá o “Prémio Coragem Política 2021”,  concedido pela revista “Politique Internationale”, da França. De acordo com a publicação, o político brasileiro foi escolhido pelo seu trabalho como presidente do Brasil entre 2003 e 2011.

A revista “Politique internationale” optou por conceder o “Prémio Coragem Política 2021” ao brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, por “encarnar” a “esperança” dos seus compatriotas, declarou o diretor da publicação Patrick Wajsman. A entrega será realizada no dia 17 de novembro em Paris, na França.

A referida revista trimestral especializada em diplomacia justificou sua decisão pela “esperança que Lula encarna aos olhos da grande maioria de seus compatriotas, decepcionados com a presidência do actual estadista Jair Bolsonaro.

A publicação destaca ainda a “persistência” do ex-presidente de esquerda “diante das perseguições políticas e judiciais”, que foi recompensada com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as suas condenações.

A governação de Lula ocorrida entre 2003 e 2010 também foi “marcada pela vontade de promover a igualdade racial e social em seu país”, permitindo que “30 milhões de brasileiros saíssem da pobreza”, lê-se na publicação .

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) disse no mês passado que definirá no início do ano que vem se, fará a sua candidatura às eleições presidenciais de outubro de 2022 contra o Bolsonaro.

Lula, favorito segundo as pesquisas, pode ser candidato, pois recuperou os direitos políticos em março, após a anulação das condenações por corrupção proferidas contra ele. Uma delas o levou à prisão por quase 18 meses, entre 2018 e 2019.

Esta revista, fundada em 1978, já concedeu o Prémio de Coragem Política ao papa João Paulo II, ao ex-presidente egípcio Anwar al-Sadat e ao ex-chefe de Estado sul-africano Frederik De Klerk.

 

Por: Sofia Adelino

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *