Em 2025, Luanda será a província com maior número de novos municípios, com a implementação da nova Divisão Político-Administrativa, cuja proposta foi aprovada, este mês, pelo Conselho de Ministros.
A cidade capital passará a ter mais 14 municípios, alargando para 23 o actual número. Aos nove municípios que a compõem, serão acrescidos o Sambizanga, Rangel, Maianga, Samba, Ngola Kiluanje, Bom Jesus, Cabo Ledo, Sequele, Hoji-ya-Henda, Calumbo, Estalagem, Kilamba, Mussulo e Camama.
O Namibe, com apenas quatro municípios novos, é a província que menos reajustes sofreu na Divisão Político-Administrativa, devendo contabilizar, no total, nove. Trata-se de Lucira, Sacomar, Cacimbas e Iona.
Malanje passará a ser a circunscrição do país com o maior número de municípios (27), considerando que a terra da Palanca Negra Gigante vai ganhar mais 13 municipalidades, que se vão juntar -se às anteriores 14, perfazendo um total de 27.
Os novos municípios são: Cateco Cangola, Cuale, Ngola Luiji, Quêssua, Pungu a Ndongo, Quihuhu, Xandel, Mbanji ya Ngola, Cambo Sunginge, Milando, Quitapa, Muquixe e Capunda.